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Projetos Pedagógicos

Projeto Academinha – Semente de Leitores

O nosso projeto Academinha – Semente de Leitores foi idealizado e proposto  nos moldes da Academia de Letras do Distrito Federal e é desenvolvido numa série de atividades direcionadas dentro e fora da escola, referenciando os escritores, suas obras, assuntos da atualidades, sempre motivando o aluno o hábito e o gosto pela leitura.

Projeto Literário – “Ler Para Ser”

Conforme os Parâmetros Curriculares (PCNs), o ensino deve estar voltado pra a função social da língua. Somente assim, por meio do ingresso universo letrado, é possível formar pessoa autônomas e ativas, educar para a cidadania e para o exercício de um olhar crítico sobre o mundo.

Ler e ouvir histórias é entrar em um momento encantador, curioso e muito interessante… Cheio de mistérios e surpresas, que ensina e diverte ao mesmo tempo. A relação lúdica e prazerosa dos pequenos com a obra literária, possibilita a formação de um bom leitor, pois a exploração da fantasia e da imaginação instiga a criatividade e fortalece a interação entre texto e leitor. A intensificação dessa interação através de procedimentos pedagógicos adequados, leva a criança a uma maior compreensão do texto e, também a uma compreensão mais abrangente do contexto.

Sendo assim, a leitura infantil não deve ser utilizada apenas como pretexto para ensino da “leitura” e sim como incentivo a formação do hábito de ler. Para que a leitura seja utilizada com objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática possibilitando ao professor atingir variadas finalidades educativas.

Projeto Ambiental

A Escola entende que somente ações voltadas para a conscientização, proteção e preservação dos recursos naturais, poderão a médio e longo prazo garantir a sobrevivência do nosso Planeta Terra.

Assim sendo, no decorrer de cada ano letivo, o Projeto ambiental é desenvolvido pelos alunos com a orientação direta do SOE, Professoras Regentes e Professor de Ciências do Fundamental II e Médio, sob a supervisão das Coordenadoras de cada segmento.

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.

São exploradas temáticas como a água, o lixo, a poluição atmosférica, sonora, de rios, mares e lagos, a proteção e conservação das espécies – flora, fauna e microorganismos, a política dos três Rs – reciclar, reutilizar e reduzir. Enfim, estudar as políticas governamentais e não espécies, incentivo ao florestamento e reflorestamento em áreas degradadas e tantas outras.

Projeto Valores e Virtudes

O Colégio Soma busca oferecer uma educação de qualidade, que tem como objetivo principal a formação integral do aluno.

Nessa perspectiva, a Escola irá desenvolver ao logo do ano o Projeto Valores e Virtudes, que visa promover uma ação integradora entre escola, alunos e suas famílias.

Nossa meta é formar em nossos alunos a vivência de valores, levando-os a identificá-los no meio familiar e social em que vivem. Com isso perceberão a importância do cuidado consigo mesmo, com o outro e o com mundo, a fim de torná-los cidadãos coerentes.

A cada virtude inserida no contexto escolar, será apresentada uma frase relacionada, onde os professores irão desenvolver atividades reflexivas.

Para a Educação Infantil e o Fundamental I estará associado à virtude um animal, onde ao longo do ano juntos irão compor a ARCA DAS VIRTUDES.

EXPOSOMA – Feira de Ciências, Arte e Cultura

 A Escola deve ser um espaço que permita o aluno pensar, aprender e agir. Com isso o enfrentamento dos problemas e mudanças ocorridos no mundo é entendido dentro de sua complexidade de forma crítica, responsável e consciente.

Dentro do tema a Feira de Ciências, Arte e Cultura da escola deverá explorar as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem comparando-os dentro de uma concepção científica, tecnológica e atual.

Considerando que uma das finalidades da escola é contribuir para a formação integral dos alunos, o tema deverá busca compreensão do ambiente em sua complexidade. Gerando  representações do entendimento do aluno como ser humanos dentro do Universo, espaço, relações e a própria vida.

Com isso a exposição dos trabalhos será uma maneira diferente e interessante de contextualizar o tema dentro das Ciências, Arte e Cultura. É o momento onde todas as idéias serão expostas, driblando a rotina e exercitando a criatividade.

Na atualidade nos deparamos com jovens sem compromisso com as atividades escolares, que chegam ao Ensino Médio levando dificuldades básicas em torno dos conteúdos de Física, Química, Matemática e Geografia. Partindo do pressuposto de que o espaço escolar deverá ser um ambiente agradável, que estimule a arte de pensar e o prazer de aprender é que reestruturamos esse projeto age de forma interdisciplinar, envolvendo diferentes conteúdos.

 Momento Cultural

 Esse projeto tem como objetivo trabalhar com os alunos da Educação Infantil ao 5º ano temas de cunho sócio-culturais, promovendo um momento onde os mesmos possam se expressar de diferentes maneiras, dando-lhes a oportunidade de explorarem a criatividade por meio da arte e suas diferentes formas de expressão.

 O Momento Cultural acontece por bimestre e cada grupo é responsável por prepara as apresentações relacionadas ao tema escolhido.

 O projeto é dividido da seguinte forma:

 1º Bimestre – Maternal e Jardim I

2º Bimestre – Jardim II e 1º ano

3º Bimestre – 2º e 3º anos

4º Bimestre – 4º e 5º anos

 Os temas poderão ser escolhidos pela equipe de acordo com seus interesses, ou fatos ocorridos no período.

A escolha de trabalhar dessa maneira fundamenta-se na facilidade que as crianças tem de reconhecê-la, pois permitem a assimilação de conhecimentos de forma lúdica, trabalhando por meio da dança, teatro e música, afim de manifestarem seus sentimentos, desenvolvimento da linguagem e imaginação.

PROERD

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), é o Programa Educacional desenvolvido, no seio de algumas das ESCOLAS, com a parceria ESCOLA + POLÌCIA MILITAR + FAMÌLIA, onde professores, alunos, polícias e pais interagem, pedagogicamente, no processo ensino + aprendizagem, buscando, em trabalho extracurricular, a formatação de uma rede protetiva, que viabilize a potencializarão de grupos sociais sadios, buscando a perspectiva de um amanhã digno de ser vivido.

O PROERD recepciona, necessariamente, a parceria da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Secretaria de Estado da Educação, Secretarias Municipais de Educação, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e demais instituições e órgãos, públicos e privados, que tenham por objetivo o bem-estar social, projetando seus esforços, estrategicamente na prevenção da criminalidade, concorrendo para a diminuição dos índices de violência e criminalidade, especialmente, para a diminuição do uso abusivo de drogas, que vem se caracterizando como flagelo do terceiro.

A culminância do projeto se dá com a Formatura dos alunos em uma solenidade que conta com a presença da Polícia Militar / Escola e Família, no mês de novembro como parte das festividades da Conclusão do Fundamental I.

Projeto Amigo

 O projeto tem por objetivo promover o conhecimento do próprio corpo, suas possibilidades de movimento, e no intercâmbio entre escola e família, incentivar o desenvolvimento do senso de responsabilidade, cooperação e afetividade dos alunos.

Mostrará aos alunos a importância de se relacionar bem com as outras pessoas. Aprender a dividir os objetos (como brinquedos e materiais escolares), para que possamos construir um ambiente agradável e de pleno desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.

Projeto Baú da Criação

 O livro, incorporado como objeto comum à criança, passa a ser mais um instrumento de referência de linguagem e de informação, que proporciona um desenvolvimento integral de todas as potencialidades linguísticas, bem como, um suporte para curiosidade crescente e necessária ao sucesso escolar. Pensando na importância do contato diário e contínuo com o livro literário e, ainda, na qualidade do livro ofertado à criança, preparamos um tesouro para os alunos da Educação Infantil: O Baú da Criação.

 Objetivo geral:

Estimular o envolvimento das crianças com objetivos ampliando as possibilidades de leitura e escrita, ressaltando a importância desse ato para enriquecimento pessoal e intelectual do indivíduo.

Projeto Bullyng

Conscientizar os alunos a respeito dos danos causados pelo bullyng e, ao mesmo tempo, inibir comportamentos de violência física, moral e por meios eletrônicos no ambiente escolar.

Serão realizadas palestras nos Ensinos Fundamental I, II e Médio, bem como trabalhos em sala de aula, debates e produções de texto sobre o tema e atividades de casa para a participação da família.

Projeto Família em Ação

Compreender a importância da estrutura familiar para o desenvolvimento intelectual, bem como sua participação direta desta na vida intelectual dos seus filhos em momentos de aprendizagem em sala de aula.

O projeto será trabalhado nas sextas-feiras e cada família se responsabilizará em ministrar algo diferente para toda a turma, a atividade será realizada por um membro da família.

Projeto Liderança

 O objetivo do projeto liderança é realizar um trabalho para descoberta e escolha dos líderes, dentro de uma perspectiva democrática. A proposta é refletir junto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, sobre a importância das características de lideranças necessárias a serem observadas nos alunos que se lançam candidatos, quando na eleição dos Alunos Representantes. Oportunidade em que os alunos terão para escolher seus representantes, assim como, a escolha dos Professores Conselheiros de Turma.

Lembrando que a escolha acontece de forma democrática, onde será oportunizado aos alunos, a possibilidade de exercitar sua cidadania.

Projeto Nossa Horta

O objetivo principal deste projeto é desenvolver competência e habilidades acerca de conhecimentos sobre educação ambiental e sustentabilidade no que discerne conhecimentos sobre os vegetais, uma boa alimentação, ciências de como os alimentos surgem, crescem e se desenvolvem ao longo da vida.

O projeto “Nossa horta” pretende proporcionar aos alunos a oportunidade de plantarem e cuidarem de uma horta como parte do seu currículo escolar.

Olimpíadas de Esporte

 As Olimpíadas contará com o empenho dos professores de Educação Física juntamente com os demais professores que serão divididos por equipe, sob a coordenação geral da Direção e Coordenação dos segmentos.

Valorizar a prática esportiva faz parte do processo educacional e em especial do nosso calendário de atividades.

O tema gerador das Olimpíadas é escolhido anualmente, as atividades atendem os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O esporte tem o objetivo de desenvolver atitudes e conhecimentos significativos que levem os alunos a uma participação prazerosa e cooperativa, agregando valores como o respeito, solidariedade, união e paz, na certeza de fortalecer laços de amizade e fraternidade.

Projeto Olimpíadas do Conhecimento

 Esse projeto tem como objetivo incentivar e oportunizar os nossos alunos ao uso das tecnologias relacionadas ao ensino aprendizagem e a melhorar o sistema de avaliação, simulados, aferição desempenho estudantil e jogos educacionais.

A olimpíada será realizada para os anos escolares do Fundamental I (5º ano), Fundamental II e Ensino Médio correspondentes as disciplinas de Português (Gramática, Literatura e Redação), Inglês, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), Geografia, História, Arte, Filosofia, Sociologia e Espanhol, conforme o conteúdo de cada ano escolar.

Projeto Saúde

 Ter saúde é garantir condições de bem estar das pessoas, mantendo os aspectos físicos e mentais em harmonia. Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde.

O projeto saúde promove ações voltadas ao bem estar e aos cuidados com a saúde do corpo e da mente.

Projeto Sexualidade – Ensino Médio

Tendo em vista a necessidade de conscientização dos alunos do 1° ao 3° do Ensino Médio com relação à sexualidade, pretende-se através deste projeto refletir sobre questões como a gravidez na adolescência, as doenças sexualmente transmissíveis, mudanças no corpo e na mente do adolescente, métodos anticoncepcionais, higiene e auto cuidado, relacionamentos perante a sociedade. Desta forma, procuremos interagir com os discentes para que eles construam uma imagem positiva desta fase da vida e para que possam aprender a se prevenir de forma consciente.

Projeto Sexualidade – Ensino Fundamental I

Tendo em vista a necessidade de conscientização dos alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I com relação a sexualidade, pretende-se através deste projeto, refletir sobre questões do sistema reprodutivo, corpo humano e padrões de beleza. Desta forma, procuraremos interagir com os discentes para que eles construam uma imagem positiva desta fase da vida e para que possam aprender a respeitar um ao outros de forma consciente.

Projeto Transição – Arrumando a Mala

 Público Alvo – Alunos Jardim II da Educação Infantil

                                     1º ano do Ensino Fundamental I

                                     5º ano do Ensino Fundamental I

                                     9º ano do Ensino Fundamental II

 O Projeto acontece em novembro e tem como objetivo proporcionar aos alunos vivenciar momentos relacionados ao dia a dia da série / segmento que irão frequentar no ano seguinte.

Esse projeto visa a melhor adaptação dos alunos, promovendo atividade de adaptação, a fim de garantir avanços na aprendizagem, na postura do aluno, nas relações interpessoais e no desenvolvimento pessoal.

Trote do Bem

 Esse projeto atende aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e tem como objetivo intensificar uma atividade de trabalho consciente dos nossos alunos na sociedade, oportunizando reflexões e atitudes que visem ao bem-estar e o fortalecimento da autonomia.

Mensalmente eles têm uma tarefa de cunho social e a culminância é virem vestidos de algo específico.

O Colégio Soma acredita que estas atividades propiciam o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana, estreitam os laços entre alunos e escola e fortalecem o compromisso com a filosofia da escola.