Proposta Pedagógica
O Colégio Soma toma por base os pressupostos da Educação Básica, associado a princípios que valorizam o aluno como sujeito de sua aprendizagem, o seu conhecimento prévio como ponto de partida para novas aquisições cognitivas e a busca de desenvolvimento máximo das suas potencialidades psico-sociais como o objetivo mais amplo de ação educativa. Direciona as intervenções metodológicas e os procedimentos de avaliação, dentro de uma perspectiva humanizadora e construtiva, permitindo a percepção das necessidades e avanços da educação.
A proposta pedagógica do Colégio procura nortear-se pelos seguintes princípios:
a) éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade, do respeito mútuo e ao bem comum;
b) políticos do exercício pleno da cidadania e do respeito à ordem democrática;
c) epistemológicos de opções das instituições;
d) pedagógicos fundamentais para a ação educacional que proporcione ao educando o “aprender a aprender”, o aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser;
e) estéticos que estimulem a criatividade, a curiosidade, à emoção e às diversas manifestações artísticas e culturais.